19 outubro 2006

Honda Civic Si

Honda Civic Si


Honda Civic Si

Em vez de produzir o cupê, a exemplo do modelo americano, marca opta por envenenar o seda.

Os meios de comunicação já vinham antecipando que o Civic teria uma versão esportiva, o que levou diversos fãs de carros japoneses envenenados a esperarem por um Civic Si nos molde do modelo americano, um belíssimo cupê com motor 2-litros de 200 cv. No Salão do Automóvel, a Honda confirmou as expectativas, mas não exatamente como a maioria das pessoas esperava: o Si tomará o corpo do sedã, com as quatro portas regulamentares. E o motor não terá 200 cv, mas 192 cv, o que, convenhamos, não é nada mau.

Quando entrar em produção no Brasil, em fevereiro do ano que vem, o Civic Si será o nacional mais potente do mercado. E a potência máxima, atingida a altos 7.800 rpm (imagine onde começa o corte da injeção...), acontece sem o uso de turbo ou compressor mecânico. O grande segredo é o comando variável de abertura de válvulas i-VTEC, que também entrega um bom torque de 18,8 kgm a 6.100 rpm.

Além do motorzão, o Civic Si virá também com diferencial de escorregamento limitado, o LSD (não, leitor, não há referências psicodélicas aqui, apenas o Limited Slip Differential...), que garante máxima tração em todas as condições de aceleração, e com câmbio manual de seis marchas, para manter o motor gritando sempre que for necessário usar toda a ampla faixa de rotação do motor.

As rodas serão de aro 17", com pneus 215/45, com suspensões recalibradas e direção eletricamente assistida, com freios de 16" na frente e de 14" atrás. Até "shift light", que avisa a melhor hora para trocar de marcha, a Honda colocou no novo Civic, aliada a bancos-concha, que seguram melhor o motorista e o passageiro do banco dianteiro em curvas, e pedaleiras de alumínio.

Apesar de ser um esportivo como há muito tempo não se via no Brasil, o Si terá controle de estabilidade, ABS com EBD e airbags duplos. Afinal de contas, se o motorista não estiver à altura do carro ou tiver um dia de azar, a Honda tem de tentar protegê-lo de alguma forma.

Já se sabe que o carro terá três opções de cores (vermelho, preto e prata), mas ainda não há informações sobre preço.

Technorati : ,

Nenhum comentário:

Carlos Ribas shared items