04 setembro 2007

Receita alerta para e-mails falsos sobre Imposto de Renda

Receita Federal do Brasil (RFB) alerta os contribuintes para que não abram nem respondam mensagens de origem desconhecida e sobretudo as que levam o nome do órgão. O e-mail falso que está circulando atualmente é de "solicitação de retificação do IR". A Receita não envia mensagens sem autorização do contribuinte nem autoriza parceiros e conveniados a fazê-lo em seu nome.

Quadrilhas especializadas em crimes pela internet tentam obter ilegalmente informações fiscais, cadastrais e principalmente financeiras dos contribuintes. A mensagem leva nomes e timbres oficiais e convoca o contribuinte para regularizar pendências com a Receita Federal, como problemas no CPF (Cadastro de Pessoa Física) e erros na declaração ou na restituição do Imposto de Renda.

Veja como proceder diante dessas mensagens:

1. não abrir arquivos anexados, pois normalmente são programas executáveis que podem causar danos ao computador ou capturar informações confidenciais do usuário;

2. não acionar os links para endereços da Internet, mesmo que lá esteja escrito o nome da RFB, ou mensagens como "clique aqui", pois não se referem à Receita Federal; e

3. excluir imediatamente a mensagem.

Para esclarecimento de dúvidas ou informações adicionais, os contribuintes podem procurar as unidades da Receita, acessar a página na internet (www.receita.fazenda.gov.br) ou entrar em contato com o Receitafone (0300-789-0300).

Coordenação de Imprensa da RFB

Nenhum comentário:

Carlos Ribas shared items